top of page

ATENÇÃO LOBINHES, tem pronome neutro na área...

  • Foto do escritor: Matilha PUC-GO
    Matilha PUC-GO
  • 1 de ago. de 2019
  • 1 min de leitura


Você provavelmente deve estar se perguntando o porquê de termos deixado de lado o uso do “X”para marcar os pronomes neutros. Fiquem tranquiles que a gente te explica! Antes de tudo, você precisa saber o que são pronomes binários e não-binários.


Os binários são aqueles que separam a pronúncia masculina e feminina, como por exemplo “ele” e “ela”. Mas, na prática, a gente sabe que é bem mais complexo que essa simples designação. Assim, surge a necessidade de incluir e facilitar a compreensão do máximo de pessoas.


O uso de “X” e “@” para neutralizar os pronomes é – na verdade – um desserviço às pessoas não-binárias e para outros membros da comunidade LGBTQI+ - como transexuais. Tudo isso porque na prática essas palavras se tornam impronunciáveis. Além disso, pessoas disléxicas e com deficiência visual também enfrentam dificuldades ao lerem esses termos.


Então, como você já deve ter notado, o correto é substituir as letras “a/o” por “e”. Por exemplo, ao invés de lobinhos agora nós nos referimos a vocês como lobinhes! Quando as palavras já terminam em “e”, é só substituir a letra por “u” – como em “delu”.


Bem simples, né?


Por isso, sem “X” e “@” por aqui! A Matilha quer sempre aprender mais e incluir mais cada um de vocês! E em caso de dúvida a respeito de qual pronome se referir a uma pessoa: é só perguntar! Todes apreciam o cuidado e respeito!


Texto por: Maria Luisa Araki

 
 
 

Comments


Avenida Fued José Sebba, 1184 - Jardim Goiás, Goiânia - GO, 74805-100  E-mail: matilhapuc@gmail.com 

© 2019 por Lara Bispo

bottom of page